Foto: Renan Mattos (Diário)
Na primeira etapa, trânsito fica bloqueado na Riachuelo entre a Tuiuti e a Ângelo Uglione
A partir de quarta-feira, às 9h, a prefeitura de Santa Maria dá início a obra de drenagem pluvial e recuperação asfáltica na Rua Riachuelo. A obra promete ser a solução de alagamentos no local, reclamação antiga de moradores. Porém, para que um problema seja resolvido, as pessoas terão de ter paciência para outro: o bloqueio no trânsito. A previsão é que todo o trabalho se estenda por três meses.
PRIMEIRA ETAPA
A primeira etapa deve durar cerca de um mês. Nesse período, o trânsito na Riachuelo entre as ruas Tuiuti e Ângelo Uglione ficará totalmente bloqueado. Além de mudar as rotas dos motoristas que costumam passar por ali, cerca de 90% das linhas de ônibus terão alterações na rota e mudanças no ponto de embarque e desembarque que fica na Rua Riachuelo próximo da Receita Federal (veja os detalhes no mapa abaixo). Além da Riachuelo, a intervenção vai afetar outras vias importantes do Centro.
De acordo com o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Francisco Severo, serão realizados serviços de troca da tubulação pluvial e de construção de bocas de lobo para melhorar a captação das águas pluviais da área. O secretário explica que, no primeiro momento, a intervenção será nas ruas Riachuelo, entre Tuiuti e Ângelo Uglione, e Ângelo Uglione, entre o antigo Cine Glória e o Hotel Morotin
SEGUNDA ETAPA
A segunda etapa da obra terá intervenções nas ruas Tuiuti e Astrogildo de Azevedo, entre as ruas do Acampamento e Riachuelo. Por fim, a terceira etapa ocorrerá no cruzamento entre as ruas Riachuelo e Pinheiro Machado.
Severo comenta que os serviços são necessários uma vez que a via já apresenta irregularidades no piso e alagamentos devido à falta de drenagem da água da chuva.
- Os usuários das vias já sentem as irregularidades dos pavimentos, que trazem desconforto. Também há os casos de alagamentos que invadem as calçadas, em especial nos dias de chuva - observou o secretário.
AS MUDANÇAS NO TRÂNSITO
Conforme o secretário de Mobilidade Urbana, Orion Ponsi, a obra vai exigir mudanças significativas no tráfego, especialmente no transporte coletivo, e deverá interferir na rotina dos santa-marienses, visto que mais de 90% das linhas de ônibus da cidade circulam pela Rua Riachuelo diariamente. Segundo Ponsi, as alterações vão ocorrer conforme a evolução da obra, que terá necessidade de diferentes interrupções e bloqueios do fluxo de veículos em cada fase do serviço. Também podem ocorrer intervenções não programadas em virtude do surgimento de necessidades decorrentes do trabalho em execução.
- Solicitamos a compreensão dos usuários, pois as alterações na mobilidade têm como objetivo garantir a melhor trafegabilidade e a segurança da população. Também pedimos que, durante a obra, os condutores evitem circular tanto pela Rua Riachuelo quanto pela Rua Benjamin Constant. Isso porque a Rua Benjamin Constant será utilizada, preferencialmente, pelo transporte coletivo", ressaltou o secretário de Mobilidade Urbana.
PARA QUEM ANDA DE ÔNIBUS
Os ônibus que transitarem pela Rua General Neto em direção à Rua Riachuelo terão o tráfego desviado para a seguinte rota: Riachuelo, Pinheiro Machado, Benjamin Constant, Venâncio Aires e André Marques. As linhas afetadas são :
- Brigada Itararé
- Carolina/São José
- Casa de Saúde/Nonoai
- Jardim Berleze/Maringá
- Salgado Filho
- Camobi/Carlos Gomes
- C.F. Ferrari
- UFSM (Vale Machado)
- Parque Riachuelo
- Minuano/ Passo das Tropas
- Capivara
- Pau a Pique
- Vila Rossi/Boi Morto
- Prado
- Santa Marta
- Sete de Dezembro/ABV
- Big Rodoviária
- Parque Pinheiro Machado Ulbra (vem do bairro pela Avenida Presidente Vargas)
- Santos/Urlândia
De acordo Cristiano Andretta, gerente operacional da Associação dos Transportadores Urbanos (ATU), a única mudança certa é a rota dos ônibus, que passarão a desviar pela Benjamin Constant (como indica o mapa abaixo) e o ponto de embarque e desembarque. Os passageiros que usam a parada da Riachuelo terão de usar ou a parada anterior, próximo do Corintians, ou a parada da Rua André Marques (próximo do INSS). Segundo Andretta, as rotas poderão demorar alguns minutos a mais com o desvio, em até 10 minutos, mas tudo vai depender do fluxo do trânsito. Por enquanto, as linhas de ônibus não terão mudanças no horário:
- Nós estaremos trabalhando, no terminal, para amenizar esses atrasos. Tudo vai depender da fluidez que os veículos terão na Bejamin Constant, o que saberemos a partir do primeiro dia de mudanças - comenta.
PARA MOTORISTAS
SEM ESTACIONAMENTO
Para facilitar o trânsito do transporte coletivo, o estacionamento na Rua Benjamin Constant, entre as ruas Pinheiro Machado e Venâncio Aires, será proibido (no sentido Bairro-Centro). Além disso, será posicionado um conjunto semafórico para controlar o trânsito de quem transita pela Venâncio Aires no sentido Bairro-Centro, além do que já existe para quem trafega pela rua no sentido Centro-Bairro. Agentes de trânsito estarão no local para orientar o fluxo de veículos.
Os demais veículos que seguem pela Riachuelo poderão transitar até a Rua Tuiuti, e dobrar à esquerda, seguindo em direção à Rua do Acampamento.
VENÂNCIO TEM MUDANÇAS
Para amenizar congestionamentos, a Rua Venâncio Aires passará a ter sentido único da Rua Benjamin Constant até a Rua André Marques. Já os motoristas que estiverem dirigindo pela Rua Venâncio Aires, a partir da Avenida Rio Branco, terão de acessar a Rua André Marques, dobrando à esquerda. Não será mais possível ir até a Rua Doutor Pantaleão. Além disso, o trânsito na Doutor Pantaleão vai passar a ter sentido único até a Rua Henrique Dias, a partir da Venâncio Aires. Ao longo de toda a rota haverá agentes de trânsito para orientar o tráfego.
ACESSO AOS MORADORES
Para quem mora em algum trecho com tráfego de veículos proibido (ruas Astrogildo de Azevedo, Roque Calage e Ângelo Uglione), será permitido o acesso, ou seja, nesses trechos, haverá apenas acesso local. Nas áreas de trânsito local, será proibido o estacionamento em ambos os lados da rua.
Para que isso seja possível, algumas ruas passarão a ter sentido duplo:
- Rua Astrogildo de Azevedo - entre Acampamento e Riachuelo
- André Marques com Venâncio Aires
- Ângelo Uglione com Roque Calage (será permitido dobrar à direita em direção à Ângelo Uglione)
* Com informações da prefeitura de Santa Maria